3

Os objectivos a que se propõe a 1ª CF_CPLP são os seguintes:

 

· Proporcionar uma forte interacção entre as pessoas, abrindo um espaço para discussão de trabalhos, favorecendo o estabelecimento de redes de cooperação e parcerias, apontando obstáculos ao desenvolvimento e sugerindo estratégias para a sua solução.

 

· Transmitir conhecimento actualizado para o grande público, à luz do séc. XXI. A cultura actual está baseada nas descobertas do período que vai do séc. XVII ao séc. XIX. É necessário que os cientistas transmitam uma imagem da realidade oferecida pela Teoria da Relatividade que nos fala de um conceito de tempo certamente mais profundo daquele que nos transmitiu Newton; da teoria quântica e da possibilidade de uma realidade múltipla; da cosmologia, das estrelas e galáxias; da vida e sua complexidade.

 

· Em cooperação com o COSPAR (Committee on Space Research), será dedicada uma sessão à gestão futura do planeta e ao papel crucial do espaço. As observações espaciais, complementadas pelas observações no solo, são um instrumento inultrapassável no futuro, permitindo saber, por exemplo, onde se encontra água potável para irrigação e exploração agrícola, mapear terras aráveis e prever a sua productividade, prever erupções vulcânicas e prospecção de recursos minerais. Esta sessão tem particular interesse para os especialistas, decisores e governantes.

 

· Discutir aspectos da investigação científica na interface Física-Biologia-Economia, pela sua importância para o avanço da Ciência, tanto do ponto de vista fundamental como aplicado (Medicina, Agricultura, Ambiente). As exigências da Biologia e do desenvolvimento económico em instrumentos, técnicas de cálculo, modelização, redes científicas, constitui um dos motores do progresso em Física, mas é igualmente portadora de riscos, que importa também serem discutidos.

 

· Formação e actualização de conhecimentos dos professores do ensino secundário, propiciando a apresentação e discussão de tópicos, tais como: intercâmbio entre escolas e professores, informações sobre fabricação de instrumentos de baixo custo, assistência em linha para dificuldades técnicas individuais, desenvolvimento de técnicas adaptadas a países em desenvolvimento.

 

· Estabelecer redes profissionais entre cientistas, professores, técnicos e empresários, na perspectiva da melhoria das condições económicas, humanas e sociais da comunidade. Será realizada uma mesa-redonda, com a participação de empresários, para se discutir a cooperação Universidade-Indústria.

 

São bem vindos trabalhos que se insiram na temática das sessões do Programa Científico da Conferência.

 

Conferência de Física da Comunidade de Países de Língua Portuguesa


View My Stats
VOLTAR [Back To Top]